sexta-feira, 28 de junho de 2013

Como lidar com uma criança gulosa


Se seu filho só quer saber de doces, às vezes fica complicado decidir como limitar a ingestão desse tipo de alimento sem transformá-lo no fruto proibido que atrairá ainda mais interesse. Por outro lado, é importante que as crianças comam de forma saudável desde bem pequenas, para que não criem hábitos que depois serão ainda mais difíceis de mudar. 

"A alimentação da criança é reflexo direto da alimentação de sua família, por isso é fundamental que a casa tenha alimentos saudáveis, horários bem estabelecidos e petiscos e guloseimas apenas como exceção", afirma o pediatra Fábio Picchi, membro do Conselho Médico do BabyCenter.

Criança pode comer doce?

Permita sim que seu filho coma algo doce de vez em quando, de preferência como parte da sobremesa e depois de uma fruta. Você pode dar um pedaço de chocolate, duas bolachas não-recheadas ou um pouco de sorvete. Se ele pedir mais, seja firme e consistente, explicando que amanhã tem mais e que se ainda estiver com fome pode comer mais uma fruta. 

A chave é sempre oferecer primeiro uma sobremesa nutritiva, que contenha uma fruta e um ou mais dos seguintes ingredientes: ovos, leite, iogurte. 

Evite usar qualquer coisa doce como chantagem para fazê-lo almoçar ou jantar melhor, ou ainda como recompensa ou castigo por causa de algum comportamento. Isso só torna os alimentos açucarados ainda mais especiais e importantes do que a comida normal, em vez de uma parte comum do dia a dia. 

O que fazer quando ele pede algo do supermercado?

O melhor mesmo é nem levá-lo ao supermercado se existe uma preocupação com o que ele anda comendo, já que a própria distribuição dos produtos nas gôndolas de doces e bolachas é feita com o objetivo de atrair a atenção das crianças. Se não tiver com quem deixá-lo, procure oferecer alternativas nutritivas. 

O ideal é sempre ir ao supermercado depois das refeições, para que ele já esteja saciado, e avisar logo de cara que só vai poder escolher um item. 

Como seu filho ainda é pequeno para escolher sozinho, selecione você duas ou três coisas que considere aceitáveis e que saiba que ele gosta, e deixe-o pegar a que prefere. 

Como regra geral, limite a quantidade de doces à disposição em casa, estocando somente um tipo de bolacha e um sabor de sorvete, por exemplo. E não deixe de se abastecer com lanchinhos saudáveis (veja exemplos abaixo). Procure ler rótulos e embalagens, porque alimentos aparentemente saudáveis, como barrinhas de cereais ou sucos de caixinha, muitas vezes contêm grandes quantidades de açúcar.

Quais são as alternativas nutritivas para sobremesa ou lanche da tarde?

  • Iogurte sem açúcar misturado com fruta ou com uma colher de mel
  • Vitaminas feitas com fruta e leite ou fruta e iogurte
  • Salada de frutas bem cortadinhas
  • Fatia de bolo caseiro de banana, laranja ou cenoura
  • Torrada de canela (torre um pão de forma integral e depois passe um pouquinho de manteiga ou margarina e polvilhe levemente com açúcar e canela
  • Bolacha de aveia
Via BabyCenter

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Bem-vindo à Europa, Verão!


Pela primeira vez celebraremos o dia de São João com a Alexia, minha filha de 6 anos. 

Hoje foi a noite mais curta, especial e mágica de todo o ano. A festa é celebrada com grande euforia por todos os moradores da Catalunha. Como manda a tradição, dançamos todos ao som da noite para atrair os duendes bons e afastar os espíritos maus.

Estamos no solstício de verão, você sabe o que é?
É o momento do ano em que o sol está no ponto mais alto, o momento em que o hemisfério norte está quente durante mais tempo, promovendo esplendor ao dia. As lendas dizem que nesta noite podemos ver duendes, bruxas boas, a aparição de seres maravilhosos em busca de ervas curativas. Na noite de São João, a natureza tem qualidades curativas, e os duendes sabem disso. É uma noite muito especial, celebrada desde os tempos mais remotos.


A noite de São João em Barcelona tem como protagonista as festas populares nas rua e nas praias da cidade, junto com os fogos em todos os bairros e as cocas de São João - doce típico desta época. 


Nos encontramos com amigos que também tem filhos, vestimos roupas brancas para atrair tudo de bom, comemos a "coca" , brindamos com champanhe e fogos de artifício! É quase como o ano novo no Brasil!


O que mais gosto na Espanha é a quantidade de festas e costumes que possuem, por mais que alguns digam que estão se perdendo com o tempo, cada época do ano tem uma festa cultural diferente onde todos celebram juntos.


Por Gretel Neves - colaboradora da Petit Polá na Espanha

segunda-feira, 24 de junho de 2013

A Função do Design


"The Nature Trail" ("A Trilha da Natureza", em tradução livre) é um projeto assinado pelo designer Jason Brudges, que tornou a jornada de crianças que estão prestes a fazer uma cirurgia em uma verdadeira aventura pela floresta! 

A instalação interativa foi criada com painéis de LED integrados por trás de um papel de parede gráfico e colorido, e ocupa ambos os lados de um corredor de 50 metros. Sensores detectam a presença de visitantes e pacientes, fazendo com que as telas comecem a mostrar coelhinhos, cavalos e outros animais, todos correndo pela floresta. "The Nature Trail" está instalada no Great Ormond Street Hospital, em Londres. "O benefício desse tipo de iniciativa trouxe resultados muitos positivos para as crianças e suas famílias", disse Natalie Robinson, uma das diretoras do hospital. A ação foi estendida até 2017. 


Via Fábula

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Especialistas pedem tolerância zero com estalinhos em festas juninas


O mês de junho traz com ele as tradicionais festas juninas, com  suas comidas, roupas e brincadeiras típicas. Aparentemente inocentes, os estalinhos, um dos divertimentos preferidos das crianças, são tão perigosos quanto os fogos de artifício, e ambos estão entre os maiores causadores de acidentes nesta época.

Alessandra Françoia, coordenadora nacional da ONG Criança Segura, que tem como objetivo promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos, aconselha manter materiais como álcool, fogos e brinquedos com pólvora, como os estalinhos, longe da criançada durante todo o ano.

"As festas juninas têm algumas brincadeiras bastante perigosas para as crianças, embora sejam tradicionais", diz Françoia, que recomenda aos pais substituir os jogos por outros não inflamáveis.

O cirurgião pediatra Mauricio Pereima, membro da SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras), concorda com a orientação da ONG. Para ele, a tolerância deve ser zero em relação aos brinquedos que envolvam combustão.

"A SBQ tem registro de casos de crianças que se queimaram descascando diversos estalinhos para construir um maior. Os pais devem se conscientizar e manter os filhos por perto durante todo evento", afirmou.

Outra recomendação da SBQ é não permitir, em hipótese nenhuma, que crianças sejam responsáveis ou façam parte do processo de soltar fogos ou acender fogueiras. E, se houver uma fogueira no evento, a distância mínima que deve ser mantida dos focos de fogo é de cinco metros.

No caso de acidentes, Pereima recomenda procurar um médico o mais rápido possível. "Sempre que acontece um acidente envolvendo queimadura, o ideal é molhar a região queimada com água corrente e não aplicar nenhum remédio ou receita caseira sobre a pele. É importante procurar o serviço de saúde, pois, em muitos casos, o ferimento é pequeno, porém profundo, o que reforça a necessidade de um diagnóstico adequado e de um pré-atendimento especializado."

Mesmo com as frequentes campanhas de prevenção, segundo o cirurgião plástico Reginaldo Lessa, do Hospital Universitário e do Hospital São Lucas, de Aracaju (SE), os casos de queimadura crescem 200% nessa época do ano na capital sergipana, uma das cidades nordestinas com maior tradição em festas juninas. Crianças e adolescentes entre quatro e 14 anos estão entre os mais atingidos.

Festa com segurança

O Esporte Clube Pinheiros, que fica na zona oeste de São Paulo, organiza há 60 anos uma tradicional festa junina e há dez não conta com fogos de artifício, fogueira, venda de estalinhos nem de qualquer outro artefato inflamável. Na edição de 2013, a organização do evento pensou em mais uma forma para garantir a segurança da criançada, o "Arraiá da Criança".

"É um espaço exclusivo para as crianças, que ficarão ali acompanhadas por monitores enquanto os pais aproveitam a festa", explica Carlos Alberto Costa de Oliveira, diretor da área social do clube e responsável pela comemoração.

Segundo Oliveira, houve uma preocupação de estabelecer uma programação infantil até às 20h para que os públicos não se misturem. "É mais seguro dessa forma e os pais têm mais liberdade e menos preocupação."

Via UOL

terça-feira, 18 de junho de 2013

Meu pequeno amante dos animais

Esse texto é uma homenagem ao meu filho Renan, que fez 3 anos essa semana. Confesso que sempre achei difícil comprar presente para meninos. Gosto de usar a imaginação e achava que no caso de presente para eles, os pais tinham menos opção. Porém, minha opinião mudou a partir que o Renan começar a crescer. 

Ele é alucinado por animais, a ponto de quando está vendo TV, trocar qualquer desenho animado por um documentário do Animal Planet. Por isso, o levamos a loja Toys R Us para escolher um presente, já que lá possui uma seção com vários brinquedos do canal, desde dinossauros até animais marinhos.

Como podem imaginar, aqui em casa já tem a selva inteira, o que fez com que o Renan escolhesse algo diferente: a caixa Animal Planet Polar Playset, que vem com 19 peças, entre elas: pinguins, lobos, baleias, focas, urso polar e até um barco de resgate para a criança usar a criatividade e ajudar os animais!


Para quem também tem em casa pequenos amantes de animais, seguem mais algumas ideias de brinquedos do Animal Planet que vi na loja:


  • É uma maleta com cara de T Rex que quando abre a criança brinca ali mesmo, com os dinossauros que vem incluídos. Perfeita para levar passear.


Animal Planet Micro Kingdon Playcase Dinossaur - USD19.99

  • Perfeito para quem adora dragões! Inclui quatro tipos e seus filhotes.
Animal Planet Dragon Mother and Babies Playset – USD14.99 
  • Inclui uma gaiola, o mergulhador com seus equipamentos e um enorme tubarão pronto para atacar!
Animal Planet Deep Sea Shark Playset – USD9.99 
  • Um laboratório dentro da selva, onde o legal é trabalhar no computador rodeado de animais!
Animal Plant Baby Jungle Fortress Playset – USD39.99 
E com isso, aprendi que meninos têm sim muitas opções, principalmente se gostam e se importam com animais. E o melhor: esses brinquedos apenas estimulam mais esse cuidado!

Por Paula Aloy - colaboradora da Petit Polá nos Estados Unidos

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Resfriado e gripe na gravidez


Quando se está grávida, eu sistema imunológico fica suprimido durante a gravidez para evitar rejeição ao feto, o que significa que você fica mais vulnerável a infecções como resfriados e gripes. Uma dieta saudável que inclua muitas frutas, verduras e legumes ajuda a fortalecer o sistema imunológico, por conter antioxidantes, como a vitamina C, que auxiliam no combate a infecções. Converse com o obstetra para saber se, no seu caso, é recomendável tomar suplementos vitamínicos. Descanse bastante e procure não se estressar demais. Os médicos também recomendam que as grávidas tomem a vacina contra a gripe, em especial por causa da gripe H1N1.

Caso esteja com febre, devido à ameaça do vírus influenza A/H1N1, procure atendimento médico. Não espere os sintomas piorarem -- fale com um médico nas primeiras 24 horas, de preferência. O vírus da gripe A é especialmente perigoso para grávidas, por isso é provável que o médico prefira dar um remédio antiviral mesmo antes de confirmar que você está mesmo com influenza A/H1N1. Leia mais sobre a gripe A na gravidez.

Nunca compre remédios sem antes checar com seu médico se que eles são adequados para gestantes. Muitos deles contêm substâncias que não foram testadas em grávidas e podem prejudicar o desenvolvimento e a saúde do bebê em formação. Se realmente precisar tomar analgésicos, o paracetamol é considerado seguro (nas doses recomendadas). Evite aspirina porque ela pode afetar o desenvolvimento do bebê nas primeiras semanas de gravidez, assim como, no finalzinho da gestação, alterar o início e a duração do trabalho de parto. Evite ibuprofeno, codeína e outros analgésicos que contenham uma combinação de substâncias. Procure também não tomar doses excessivas de vitamina C -- não ultrapasse os 60 mg por dia.

Antes de tentar tratar a gripe sozinha, ou esperar que ela passe, converse com o médico, para ver se não precisa tomar remédios antivirais. Os sintomas da gripe -- febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e perda de apetite -- podem realmente derrubar você durante a gravidez. Siga as orientações do médico e beba bastante água, chá e sucos, especialmente se tiver febre, para evitar uma desidratação. Suco de laranja, rico em vitamina C, ajudará a combater a infecção, e chá de mel com limão vai aliviar a dor de garganta. Quando voltar a ter alguma vontade de comer, procure consumir alguma coisa nutritiva, como frutas, torradas de pão integral ou leite. Descanse bastante e não volte ao trabalho até que se sinta completamente recuperada -- o médico pode ajudar, fornecendo os atestados necessários. Se estiver demorando para melhorar, vá ao médico para ter certeza de que não há outra infecção.  

Veja algumas maneiras seguras e naturais para aliviar os sintomas: 

• Mantenha uma dieta equilibrada, que inclua frutas, verduras e legumes, ótimas fontes naturais de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gordura. 

• Tente fazer uma inalação só com soro fisiológico se seu nariz estiver entupido. Se não tiver um inalador, coloque água bem quente em uma bacia, acrescente duas ou três gotas de óleo de eucalipto ou de menta e, com uma toalha cobrindo a cabeça, aproxime o nariz da solução. 

• Para dor de garganta e tosse, prepare um chá com mel e limão. 

• Faça gargarejos com água e sal para ajudar nas infecções de garganta. 

• Descanse o máximo que puder -- o sono ajuda o corpo a se restabelecer. 

• Beba bastante líquido. Os chás são especialmente bons para dar sensação de alívio aos resfriados. Só tenha cuidado para escolher chás de ervas que não contenham cafeína. 

• No caso de sinusite, experimente colocar duas gotas de óleo essencial de manjerona em um lenço e cheire-o com frequência. 

• Não deixe de mencionar para seu médico se pretende usar remédios homeopáticos. 


Em relação ao seu bebê, mesmo que você esteja se sentindo bem mal, fique tranquila porque ele está protegido do vírus dentro do seu útero, ou seja, ele não vai ficar gripado. Assim como nos resfriados comuns, a dose adequada de paracetamol pode ajudar a aliviar os sintomas. Descanse, descanse e descanse. Não volte à rotina enquanto não estiver plenamente recuperada. Apesar de o bebê não ser afetado pelo vírus em si, o bem-estar dele depende do seu. Se você estiver muito debilitada, é possível que ele sofra também. Por isso tome todos os cuidados para se recuperar, sempre com o acompanhamento do médico.

Os antibióticos só são usados no caso de haver alguma complicação do resfriado ou da gripe, como sinusite, pneumonia ou infecção das vias aéreas. Há muitos antibióticos que são seguros de se tomar durante a gravidez, mas outros não, então não esqueça de mencionar a qualquer médico que for que você está grávida. O uso das penicilinas é seguro na gestação, ao contrário das tetraciclinas, que podem provocar anormalidades fetais no início da gravidez e causar descoloração nos dentes de leite e nos permanentes de seu filho se forem administradas no final.

Com informações do Baby Center

terça-feira, 11 de junho de 2013

Minha filha Sophia, de 6 meses, dorme muito pouco!


Desde que estava na minha barriga, minha filha se mexia muito e o obstetra me alertou para me preparar para o que estava por vir. E, de fato, ela é um bebê muito agitado, por isso precisa estar constantemente em movimento. Só assim ela se cansa e finalmente adormece. 

Quando a segurava nos braços nos primeiros meses, ela flexionava e esticava os joelhos, até que aprendeu a pular sem parar nas pernas de quem a estivesse segurando. Foi neste preciso momento que pensei em procurar algum "pulador" que permitisse a ela gastar energia.

Depois de muito procurar, encontramos um brinquedo chamado Jumperoo, que pode ser fixado no chão. Com isso, o bebê pode saltar e sentar-se quando quiser. Ele é o brinquedo favorito da Sophia e a única coisa que realmente a deixa cansada. Nem nadar ou rastejar tem tanto sucesso! Para as mães com crianças ativas é super recomendado, pois além de ser uma diversão para os seus filhos, é uma solução para os pais! Sophia pôde utilizar a partir dos 3 meses.

Um aviso do médico foi de que o Jumperoo deve ser fixado ao chão, porque há alguns com rodinhas e não é aconselhável para a idade dela. Também é comum alguns bebês começam a dar os primeiros passos com as pontas dos pés nele.

Se o seu bebê também é como a Sophia, esse brinquedo é uma ótima opção para que ele descarregue a energia e ainda dê os primeiros passos com segurança!

Fisher-Price Rainforest Jumperoo - $99,99 (Entrega no Brasil)

Por Silvana Roggero - colaboradora da Petit Polá em Buenos Aires

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Aprendendo o ABC

Meu filho Renan, assim como todo irmão mais novo que tem o irmão mais velho sendo alfabetizado, tem uma curiosidade e vontade enorme de já estar escrevendo. Lembro quando eu era criança... geralmente o irmão mais novo era cobaia para brincar de escola, onde os mais velho era o professor e assim sempre acabavam aprendendo alguma coisa. Hoje em dia, essa brincadeira ainda é uma delícia, só que alguns brinquedos acabam ajudando no aprendizado pré-alfabetização.


Com apenas 2 anos, Renan já mostrava interessem vários brinquedos que a Manoella usava para escrever, e agora, perto dos 3 e mais esperto, ele tem os preferidos. E é impressionante como evoluiu!

O primeiro é o Leap Frog Scribble and Write, onde a criança tem uma canetinha que usa para traçar as letras. Há 4 tipos de jogos: o primeiro o computador traça desenhos usando linhas e estimula a criança a usar a caneta. O segundo e o terceiro, a criança já aprende a traçar as letras maiúsculas e minusculas. E o quarto, o computador desenha a letra e a criança tem que adivinhar no teclado qual é.

Leap Frog Scribble and Write – USD24.99 – www.toysrus.com (entrega no Brasil)

O segundo joguinho é o Vtech Slide & Talk Smart Phone, perfeito para as crianças que amam pedir o celular dos pais, já que ele o imita. Ensina letras, números e a ordem. O pequeno pode também brincar de ligar no telefone e escrever mensagens de texto para quatro amigos que estão na agenda telefônica.
Vtech Slide & Talk Smart Phone – USD14.99 – www.barnesandnoble.com (entrega no Brasil)

E o terceiro também é da Vtech, o Alphabet Apple, e esse é o que tem mais tipos de jogos e o que Renan demonstrou mais interesse: ensina as letras, características e a descobrir a letra dos animais pelo som que ele faz. Além disso, tem música e um relógio que ensina a criança a ver a hora!
Vtech Preschool Learning Alphabet Apple – USD29.99 – www.amazon.com (entrega no Brasil)

O mais interessante desses brinquedos é que estão no mercado há algum tempo, mas se tornaram tão populares que foram relançados um pouco mais modernos. E quem ganha são os nossos pequenos curiosos!

Por Paula Aloy - colaboradora da Petit Polá nos Estados Unidos

terça-feira, 4 de junho de 2013

Crianças reféns da tecnologia


Quem tem mais de 25 anos talvez tenha notado o quanto sua infância foi bem diferente da de hoje. Brincadeiras comuns daquela época, como pega-pega, queimada ou qualquer atividade coletiva saíram de moda. A tecnologia contribuiu radicalmente para a mudança no comportamento infantil. O que se vê hoje é uma legião de crianças isoladas em seus “mundinhos”, entretidas com aplicativos eletrônicos e desinteressadas pelas coisas reais.

O norte-americano Jim Taylor, PhD em psicologia, é um crítico ferrenho da influência tecnológica no mundo infantil. Ele analisou a relação criança x tecnologia e lista os prejuízos causados pelo excesso de tecnologia nos primeiros anos de vida do pequeno.

Uma das constatações do médico: a geração atual de criança está menos altruísta. Ou seja: menos preocupada em ajudar ou oferecer coisas boas ao próximo (altruísmo). Simples: o profissional constatou que as crianças atuais ficam conectadas por horas no computador, no videogame, celular e outros aplicativos, deixando de lado interesses de terceiros.

As crianças também estão deixando de desenvolver a empatia, instrumento fundamental para a construção de amizades e confiança.

“A tecnologia parece estar minando o desenvolvimento das crianças nesses relacionamentos fundamentais nesta fase de vida. Tem havido aumento grande no narcisismo e declínio na empatia entre os jovens. Embora não podemos atribuir uma relação direta com a tecnologia, é nítido que o surgimento de novas mídias e o maior alcance junto à cultura popular trouxeram prejuízos”, relata Jim Taylor.

Quando a criança está entretida com seus joguinhos eletrônicos, ela não quer saber o que acontece ao seu redor, sendo indiferente aos assuntos de casa. Uma cena comum em recreio de colégios nos tempos atuais é a de várias crianças em silêncio, sentadas uma ao lado da outra, sem qualquer interação, mexendo rapidamente os dedos diante de pequenas telas.

Uma criança que não desenvolve a relação interpessoal pode se tornar um indivíduo inseguro e despreparado para enfrentar pressões, provocações e situações adversas.

O distanciamento de atividades físicas também aumenta o risco de obesidade.

Como enfrentar esse problema real (e virtual) - Não há como vetar a tecnologia ou querer que tudo volte como era 25 anos atrás. A tecnologia existe e pode ser benéfica caso seja bem usada. A questão é como evitar que seu filho também se torne um refém de aplicativos eletrônicos.

Estabeleça limites SEMPRE. A criança precisa saber que existe regras e horários para uso. Evite facilitar o manuseio de aparelhos tecnológicos. Não leve à mão da criança cada tecnologia nova lançada. Estimule a prática de exercícios físicos. Lembre-se que os filhos veem os pais como seus ídolos e heróis.

É cada vez mais comum pais ligarem o laptop com desenhos infantis em frente ao bebê enquanto fazem refeição "em paz" por alguns minutos. O pequeno fica hipnotizado, imóvel, dentro do carrinho de bebê enquanto assiste ao desenho. Perguntas: vale introduzir a eletrônica tão cedo na vida do filho? Será que não há um passatempo mais comunicativo e interessante para apresentar? Você se sentirá culpado caso seu filho anos mais tarde venha a ficar horas à frente da TV como foi ensinado logo quando ele era pequenininho?

É importante frisar que as crianças da nova geração são vítimas e não vilãs. Cabe aos pais impedir que seu filho seja uma pessoa que só funciona quando está “plugada”. Pense duas vezes antes de entupir seus filhos de joguinhos e coisas do gênero. Reúna força para dizer “não” e invista no oferecimento de práticas mais saudáveis e humanas.

Via Guia do Bebê