sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Amanhã tem megacampanha para colocar em dia vacinação de 2,9 milhões de crianças em SP


Foto: Divulgação

Menores de cinco anos de idade devem ser levados aos postos de saúde das 8h às 17h

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo promove neste sábado, 18 de agosto, uma campanha para colocar em dia a vacinação de 2,9 milhões de crianças paulistas menores de cinco anos. O objetivo é conferir a caderneta e aplicar as doses em atraso, conforme a faixa etária de cada criança.

Das 8h às 17h do dia 18 de agosto, 36,5 mil profissionais da saúde estarão distribuídos em cerca de 4 mil postos de saúde fixos e volantes em todo o Estado de São Paulo, para conferirem e atualizarem a cadernetas das crianças com aplicação de vacinas, caso seja necessário. 

Estarão disponíveis, ao todo, doses contra 15 tipos de doenças, entre elas paralisia infantil, pneumonia, febre amarela, gripe, rotavírus e meningite. Também será disponibilizada, pela primeira vez, a vacina Pentavalente, que imuniza contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, meningite e hepatite B.

Para a campanha de atualização da caderneta também serão mobilizados, em parceria com as prefeituras do Estado, 2,5 mil carros, 48 ônibus, cinco barcos e 15 outros tipos de veículos de transportes.

A campanha é destinada, prioritariamente, aos menores de cinco anos que forem levados aos postos por pais ou responsáveis com a caderneta de vacinação das crianças, documento fundamental para comprovar quais doses já foram aplicadas, quais estão em atraso e quais deverão ser aplicadas nos meses ou anos seguintes.

Caso os pais ou responsáveis tenham perdido a caderneta de vacinação de seus filhos, a recomendação é de que eles compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar a ficha de registro nos arquivos da unidade sobre quais vacinas já foram ou não aplicadas.

“Esta campanha é fundamental para proteger as crianças contra doenças transmissíveis e que podem ser perigosas. Faremos um verdadeiro mutirão para ampliar a cobertura vacinal no Estado, para mantermos erradicadas as doenças como a pólio e o sarampo, além de reforçar o controle das doenças imunopreveníveis”, afirma a médica pediatra Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

A campanha seguirá até o dia 24 de agosto, uma sexta-feira.

População menor de cinco anos de idade no Estado de SP

REGIÃO
Total da População
CAPITAL
859,1 mil
GRANDE ABC
180,9 mil
ALTO TIETÊ E GUARULHOS
217,7 mil
FRANCO DA ROCHA
41,6 mil
OSASCO
235 mil
ARAÇATUBA
44,8 mil
ARARAQUARA
58,9 mil
ASSIS
30,5 mil
BARRETOS
26,4 mil
BAURU
69,5 mil
BOTUCATU
38,7 mil
CAMPINAS
275,9 mil
FRANCA
45,8 mil
MARÍLIA
37,4 mil
PIRACICABA
92,8 mil
P. PRUDENTE
45,2 mil
VALE DO RIBEIRA
21,7 mil
RIBEIRÃO PRETO
89,5 mil
BAIXADA SANTISTA
123,2 mil
S. J. DA BOA VISTA
48,3 mil
VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE
162,4 mil
S. J. DO RIO PRETO
88,3 mil
SOROCABA
160,3 mil


Fonte: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário