quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Dúvidas das mães sobre o comportamento de seus filhos



Na última edição da Petit Polá, a psicóloga Maria de Jesus Costa respondeu a algumas dúvidas de mães sobre o comportamento de seus filhos. 

Novas questões surgiram e compartilhamos com vocês aqui no blog as respostas da psicóloga:

Minha filha de 7 anos vem fazendo muitas perguntas em relação a sexo ultimamente. Na escola parece que as crianças falam muito sobre isso. Como devo lidar com isso? Devo falar abertamente com uma criança tão pequena? Luciane Albuquerque, Belo Horizonte, BH

R: Não existe uma idade certa para conversar com a criança. A partir dos 2 anos as crianças começam a ter sua atenção despertada para as diferenças e sensações do corpo, mas a capacidade de abstração ainda é pequena. Aos 7 anos a criança já tem maior capacidade de aprendizado e os pais já podem(caso ela demonstre curiosidade) começar a ensinar melhor como funciona uma relação sexual e os nomes como pênis , vagina , vulva (o ideal é que se ensine o nome real das partes genitais). Fiquem atentos ao quanto ela realmente quer saber sobre o assunto e até onde ela conseguirá compreender. A educação de um filho , seja na área sexual ou em outra área , deve ser tarefa de ambos os pais, deixando à criança a iniciativa de procurar um ou outro. Não esqueça: os filhos checam suas informações com os pais, portanto, os pais devem falar a verdade e assumi-la da mesma maneira.


•Meu filho começa a ir à escola em 2013. Como devo prepará-lo para essa nova situação? Elisângela R. Quintino, Piracicaba, SP

R: Toda a família deve se preparar para esta fase de adaptação da criança, que pode durar poucos dias ou prolongar-se por mais algum tempo. Deixar o filho na escola nem sempre é fácil para os pais, se a criança sentir esta insegurança será mais difícil para ela tolerar a separação. A entrada na escola deve ser falada e explicada com algum tempo de antecedência valorizando os aspectos bons ( que a escola é um local seguro, onde se aprende coisas novas , se brinca e que podemos fazer amigos). Fazer uma visita guiada à escola e à sala de aula para que ela conheça o ambiente e se possível os professores, ajuda a diminuir o impacto do primeiro dia de aula. É importante que as rotinas familiares se articulem com as escolares, para que a criança sinta segurança e possa viver com serenidade o seu cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário