segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

É Natal






Natal é sinônimo de esperança, amor, paz... E, também, união! Afinal, uma data especial como esta merece ser comemorada em família! 







As famílias Amitiés e Petit Polá desejam um Feliz Natal a todos!

domingo, 23 de dezembro de 2012

Trufa na colher


Mais uma receita deliciosa que pode fazer muito sucesso entre a criançada neste Natal!

Trufa de especiarias
Ingredientes

1 kg de chocolate ao leite
1 kg de chocolate meio amargo
5 g de canela em pó
5 g de cravo-da-índia em pó
900 ml de creme de leite
50 ml de mel

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque o chocolate e o creme de leite. Leve ao micro-ondas por 1 minuto e mexa. Repita até derreter completamente o chocolate e misture bem para agregar ao creme de leite. Acrescente o mel já misturado com as especiarias e mexa bastante até que todos os ingredientes incorporem. Depois de frio, bata a trufa até que mude de cor e fique mais claro, na cor de chocolate ao leite. 

 



Montagem
Coloque a trufa na colher. Jogue os confeitos e deixe descansar por 10 minutos em ambiente com ar-condicionado para ficar firme e não escorrer. Disponha as colheres em potes de vidro e decore sua mesa! 


Via Crescer 

sábado, 22 de dezembro de 2012

Para a família toda aproveitar a chegada do Natal


Confira seis dicas para curtir com as crianças a véspera da data mais esperada por elas!


À espera da meia-noite

Quase sempre é uma luta para fazer seu filho dormir cedo?! Mas a situação costuma se inverter nas festas e o difícil é conseguir que ele fique acordado para esperar o Papai Noel e a virada do ano. O jeito é esticar a soneca da tarde e fazer com que ele durma por duas horas em vez de uma, por exemplo, ou atrasar o horário do descanso para mais próximo da noite, sugere Camila Lima Reibscheid, pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP). Se o seu filho não dorme mais à tarde, dê um banho morno e conte uma história para que ele se acalme, ou ao menos descanse um pouco. Se nada funcionar, adiante a chegada do Papai Noel, assim ele aproveita e depois pode dormir tranquilo. Agora, se você tem um bebê em casa, relaxe. Ele provavelmente não vai aguentar até a meia-noite, mas vocês ainda terão muitos finais de ano para curtir juntos! 


Amigo secreto diferente
Para deixar esse momento ainda mais divertido, combinem que não vão descrever o presenteado e sim fazer mímica. Outra opção que pode render boas risadas é desenhar o amigo secreto em folhas de papel bem grandes ou em um flipchart (tripé). 


Enquanto a ceia não vem...
... as crianças vão ficando agitadas e impacientes a cada minuto que passa, não é? Para distraí-las, a blogueira Thais Godinho, do blog Vida Organizada, sugere escalar um tio simpático para propor atividades que as mantenham ocupadas. Uma que sempre faz sucesso é esconde-esconde. Outra opção é deixar papel e lápis coloridos à disposição – você pode até fazer um concurso de desenho ou pedir para elas desenharem o que mais gostam nas festas de fim de ano. 


Para entrar no clima
Também outra opção para conter a ansiedade das crianças, assistir a DVDs sobre o Natal pode garantir momentos gostosos entre crianças e adultos. E será que você já viu clássicos como Felicidade não se Compra, Milagre na Rua 34, Meu Papai é Noel? Bem, motivo não falta para ver esses e outros filmes novamente para você e seu filho se divertirem e se emocionarem juntos.

Papai Noel esteve aqui
Como fazer o bom velhinho deixar os presentes quando ele não puder aparecer de verdade? Dizer que viu o trenó lá no céu sempre funciona. Chame todas as crianças para fora de casa e procure com elas, apontando para nuvens e estrelas. Enquanto isso, os outros adultos colocam os presentes na árvore e depois tocam um sino (vale improvisar batendo uma colher em uma panela!) ou gritam, dizendo que o Papai Noel acabou de passar. Quando elas correrem de volta, encontrarão os presentes e o gorrinho vermelho, esquecido no meio da pressa de ir embora, ou um prato com um bolinho ou biscoito “mordido” pelo bom velhinho! 

 Quem se arruma antes?

A dúvida é sempre a mesma: se a gente troca as crianças primeiro para a festa, corre o sério risco delas estarem todas 'desarrumadas' na hora de sair de casa (ou até com alguma peça suja, principalmente se a roupa for branca!). Se nos arrumamos antes, haja habilidade em se equilibrar no salto, trocar os pequenos com anéis e pulseiras e ainda evitar que a roupa fique amassada demais. A dica, então, é deixar tudo o que vão usar separado na cama, já colocar os acessórios que não atrapalhem e se pentear. Daí, chega a vez das crianças e vocês combinam que elas vão esperar cinco minutinhos quietas para você acabar de se arrumar (pode ser um bom momento do seu marido fotografá-las...). Com tudo organizado, basta colocar roupa, sapato e fazer a maquiagem.

Via Crescer

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Dicas para se tornar “um bom velhinho”






Quer dar mais alegria à noite de Natal e decidiu ser o Papai Noel da vez?

O fundador da Escola de Papai Noel do Brasil, Limachem Cherem, já formou mais de 400 Papais Noéis em quase 20 anos de atividade e revela os segredos para você encarnar o personagem e convencer a criançada:

Invista no figurino
Uma camiseta vermelha e uma barba de papel não são suficientes para agradar à molecada. Prefira uma fantasia bem feita, de preferência em um tecido mais grosso, como veludo, que dá mais volume ao corpo.

Cuidado com a barriga!
O ideal é mandar fazer uma barriga em uma loja especializada. Mas como sai caro, é possível improvisar com um travesseiro ou almofada. Só cuidado para não apertar o cinto e dividir a barriga ao meio. A dica, aqui, é vestir uma blusa bem justa sobre o travesseiro antes de colocar a fantasia.

Prenda bem a barba
A criançada adora dar uma puxadinha na barba do Papai Noel para conferir se é de verdade mesmo. Para não correr riscos, compre uma barba que fique bem presa à cabeça ou improvise uma amarração em mais de um lugar, como couro cabeludo e nuca, por exemplo. E nem pense em passar uma pomada branca no rosto em vez de usar barba. Você vai assustar as crianças e não alegrá-las!

Invente uma boa desculpa para deixar a festa
Os pequenos não são bobos e sair de fininho não é uma boa opção. Invente que vai visitar alguém, buscar algo que ficou faltando para a ceia, e diga isso em voz alta. Avise mesmo que está saindo. Assim, as crianças não vão estranhar a sua ausência quando o Papai Noel chegar.

Fale pouco
Não precisa ser um Papai Noel mudo, mas só responda o que for perguntado, lembrando-se de mudar a voz ao falar com as crianças. E capriche no Ho Ho Ho! Ensaie, assista alguns vídeos na internet para pegar o jeito e ficar convincente.

Improvise
Se alguma criança perceber que o Papai Noel é você, não deixe a peteca cair. Diga algo de improviso, como “Ho Ho Ho, eu sou o mensageiro do Papai Noel! O trenó dele quebrou e ele pediu para que eu desse uma ajudinha!”. Assim, mesmo sabendo que você não é o Papai Noel de verdade, as crianças não deixarão de acreditar que ele existe.

Concentre-se
Já que você quer ser o bom velhinho da noite, não faça parte da festa como os outros. Não fume, não beba. Esteja concentrado no que vai fazer, porque você vai interpretar um personagem importante para o imaginário das crianças. Depois que tirar a fantasia, você aproveita a festa.


 
Via Crescer

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Trilha sonora para este Natal









Uma boa festa pede uma ótima trilha sonora! E no Natal não poderia ser diferente! O som faz ainda com que as crianças se divirtam muito e entrem no clima desta data especial!
No post de hoje, selecionamos algumas músicas que farão da sua noite ainda mais feliz!

Músicas:
1 - Donny Hathaway - This christmas
2 - James Brown - Santa Claus is coming to town
3 - Aretha Franklin - Winter wonderland
4 - Charles Brown - Please come home for christmas
5 - Ella Fitzgerald - Have yourself a merry little christmas
6 - Elvis Presley & Wynonna Judd - Santa Claus is back in town
7 - James Taylor - Jingle bells
8 - Michael Bublé - Holly jolly christmas
9 - Colbie Caillat - Mistletoe
10 - The Puppini Sisters - Last christmas
11 - The Bird and The Bee - Wishes
12 - Jack Johnson - Rudolph the red-nosed reindeer
13 - The Raveonettes - The christmas song
14 - Eagles - Bells will be ringing
15 - She & Him - Rockin' around the christmas tree
16 - Sister Rosetta Tharpe - Oh little town of Bethlehem
17 - Jason Mraz - Winter wonderland
18 - Pink Martini - A snowglobe christmas
19 - Louis Armstrong - Zat you, Santa Claus (The Heavy Remix)
20 - Billie Holiday - I've got my love to keep me warm
21 - Tony Bennett - My favorite things
22 - Nina Simone - I am blessed (Wax Tailor Remix)
23 - Count Basie - Good morning blues (Real Tuesday Weld Clerkenwell Remix)
24 - Elvis Presley - Blue christmas
25 - James Brown - Soulful christmas
26 - Smokey Robinson - Christmas everyday
27 - Michael Bublé - Let it snow, let it snow, let it snow
28 - She & Him - Baby, it's cold outside
29 - Zee Avi - Frosty The Snowman
30 - Sheryl Crown - Merry christmas baby
31 - Billy Idol - Jingle bell rock
32 - Cannet Heat - Christmas blues
33 - My Morning Jacket - Christmas must be tonight
34 - Beach Boys - Little saint Nick
35 - The Puppini Sisters - Here comes Santa Claus
36 - The Glenn Miller Orchestra - I'll be home for christmas
37 - She & Him - Sleight ride
38 - The Shins - Wonderful christmastime
39 - Tony Bennett - Silver bells
40 - Ray Charles - Santa Claus is comin' to town
41 - Stevie Wonder - What christmas means to me
42 - Ella Fitzgerald - What are you doing new years eve (Mangini vs. Pallin Mix)
43 –Simone - Então é Natal
44 – Simone – Natal das crianças
45 – Edson Borges – O Natal existe
 46 – Chitãozinho e Xororó – Noite Feliz
47 – Xuxa – Quem será Papai Noel
48 – Simone – O Velhinho
49 – Roberto Carlos - Jesus Cristo

Via RadioGNT

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Ceia Infantil de Natal

Os pequenos não precisam ficar de fora da diversão gastronômica desta data tão típica. Com alguns cuidados e as comidinhas certas, as crianças vão curtir tanto quanto os adultos.

Para crianças de 6 meses até 1 ano, é possível criar papinhas usando ingredientes típicos dessa época. “Todos trazem algum tipo de benefício”, diz a nutricionista Karine Durães, criadora do site Nutricionista Infantil. “O peru, por exemplo, tem triptofano, aminoácido precursor da serotonina, substância que age no cérebro, promovendo bem-estar  e sono profundo. O peito do chester é rico em proteína e fácil de usar em sopinhas”, sugere. Atenção apenas com os temperos. É melhor usar as carnes sem gorduras e antes de estarem prontas para os adultos. E por conta de alergias, prefira deixar o bacalhau para depois de um ano. O arroz com frutas cristalizadas é supernutritivo, fonte de carboidrato e geralmente cai no gosto dos bebês.

Outra dica é priorizar as frutas da época. O damasco, usado em papinhas doces, é fonte de ferro e fibras, e a uva passa garante o consumo de potássio. Aproveite o Natal para apresentar novidades que aparecem na mesa da ceia, como cereja, lichia e ameixa. “Já é de nossa cultura montar aquela linda mesa de frutas. Isso pode virar uma saladinha ou sucos incríveis!”, diz Melissa Lippe, nutricionista infantil do site Renutrir.

Quando a criança tem entre 1 e 2 anos, você já pode introduzir as castanhas, as nozes e oleaginosas em geral. “Elas são ricas em vitamina E, gordura boa, minerais como selênio, que auxiliam no desenvolvimento cognitivo da criança, e garantem uma boa dose de energia”, explica Karine. Mas, só ofereça se a criança não tiver nenhum histórico de alergia e cuidado redobrado com engasgos! Nessa fase a garotada também pode experimentar pequenas porções dos doces típicos, mas prefira algo bem leve, como a mousses. As frutas secas também são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais.

A partir dos dois anos, a criança já pode comer de tudo, mas não esqueça de montar um prato equilibrado, com todos os grupos alimentares. Evite carnes cruas ou mal passadas, assim como a maionese caseira, para evitar risco de contaminação alimentar e temperos muito fortes.

Bebês de 6 meses a 1 ano, por exemplo, não devem comer açúcar. “Trata-se de uma caloria vazia, sem nutrientes, e seu consumo precoce está ligado ao do desenvolvimento de doenças crônicas como o diabete, além de atrapalhar a educação alimentar da criança, que possivelmente preferirá esse sabor em detrimento dos demais”, explica a nutricionista Karine. Excesso de sódio, como em receitas com bacalhau, embutidos ou sementes oleaginosas salgadas, também devem ser ignoradas por essa faixa etária, com o risco de sobrecarregar o rim da criança. Depois de um ano, o maior cuidado é com as frituras, não só pelo excesso de calorias, mas Também para evitar o risco de dor abdominal ou azia na criança.

E como montar um prato saudável para a criança no Natal? É fácil. Siga o seguinte esquema: uma fonte de carboidrato, como arroz, batata, farofa, mandioca; uma fonte de legumes, como cenoura, chuchu, abobrinha ou um pouco de  salpicão (com cenoura e salsão); uma fonte de verduras, como folhas verdes; uma fonte de proteína, como peru, chester, lombo; uma fonte de leguminosa, como lentilha. De sobremesa, uma fruta ou uma porção pequena de outros doces, se a criança for maior do que 1 ano.

 Alguns exemplos de pratos: arroz com grãos ou com algum vegetal, os legumes do salpicão (feitos separados para a criança, sem a adição da maionese), uma carne desfiadinha (o peru ou chester, que costumam ser menos gordurosos e condimentados que o pernil e o lombo), frutas cristalizadas (para os maiores), uma farofinha leve (sem bacon) e muitas frutas e sucos.

“Os bebês de até 1 ano podem saborear um arroz empapado, os vegetais bem molinhos e amassados com garfo e o peru desfiado”, sugere a nutricionista Daniela Cyrulin, do site Nutri & Consult.
Os pequenos também precisam evitar exageros com os doces! Segundo os especialistas, crianças abaixo de 1 ano não devem consumir açúcar. Para elas, ofereça as frutas da época em forma de papinhas ou sucos. Após 1 ano, já podemos oferecer uma pequena porção de sobremesa, mas nada muito elaborado. E prefira os doces feitos à base de frutas. “O consumo de açúcar na infância deve ser controlado não só por uma questão de prevenção da obesidade infantil, cáries e diabete, mas também por uma questão de consciência alimentar mais saudável. A educação nutricional se bem feita desde a primeira infância, trará frutos duradouros”, diz a nutricionista Melissa.

Mesmo o Natal sendo uma data festiva, criança é criança e sente fome! O dia já será cheio de excitações pelos presentes e amigos em casa e ninguém vai querer somar a falta de comida a isso e acabar com uma criança faminta e irritada. O melhor é organizar os horários e fazer uma pequena refeição antes do horário previsto para a ceia, à meia-noite. Cuidado para que a garotada não fique beliscando o tempo todo e acabe sem apetite no jantar. E use o bom senso. Se a garotada comer bem nesse lanche, a ceia provavelmente será menor.

Via Bebe.abril