Ontem foi 23 de abril, um dia especial e muito esperado por adultos e crianças na Catalunha: o dia de São Jorge. A tradição é que neste dia, que aqui é considerado o dia dos namorados, os homens dêem uma rosa às mulheres e as mulheres dêem um livro aos homens. Particularmente, este é, sem dúvida, um dos dias que eu mais gosto no ano. O romantismo invade a atmosfera da cidade de Barcelona.
O sentimentos e a tradição se unem para criar um ambiente único em que os livros e as rosas são os verdadeiros protagonistas. Além disso, se celebra o dia do livro. As ruas se enchem de rosas e barracas vendendo livros. Escritores, namorados, estudantes, trabalhadores, todos escapam dos escritórios para comprar sua rosa ou seu livro e dar de presente aos seus amados. Tortas e pães especiais são feitos para este dia.
Minha filha Alexia estava há semanas preparando um presente para mim. Estava muito emocionada este ano, pois já entende cada vez mais que a festa de "Sant Jordi" é linda e repleta de surpresas: passeios pelas ruas repletas de barraquinhas com presentes em forma de livro e rosas, atuações de teatro que se celebram em quase todas as escolas da Catalunha, etc. Como está começando a ler este ano, compramos para ela seu primeiro conto de São Jorge. Vou compartilhá-lo com vocês, porque é um conto que encanta também aos pequenos, com de dragão, princesa e um cavaleiro que vira herói.
"Conta a lenda que a cidade de Montblanc, perto de Tarragona, vivia atemorizada por um grande dragão que assustava a todos e causava muitos danos à população e aos animais. Para tranquilizar o dragão, os moradores da cidade resolveram lhe dar uma pessoa como comida diariamente. Para isso, a cada dia se realizava um sorteio do qual saía escolhida aquela que deveria ser entregue em sacrifício.
Um dia, o azar bateu à porta da filha do rei, que foi sorteada. Ela era uma mulher jovem e bonita, muito querida pelos habitantes da cidade. A princesa aceitou seu destino. Abandonou a cidade e foi caminhando sem pressa até o grande dragão. Parou alguns instantes para olhar sua cidade, muito triste. De repente, quando menos esperava, apareceu um jovem cavaleiro, montado em um cavalo branco. Quando o viu, a princesa lhe explicou os perigos do dragão, mas o cavaleiro se recusou a abandoná-la e disse que estava ali para salvá-la e salvar a todos os habitantes da cidade.
O cavaleiro, chamado Jorge, montado em seu cavalo branco, lutou contra o dragão e o matou. Do sangue que foi derramado do dragão, nasceu uma bela roseira, da qual São Jorge tirou uma flor e entregou à princesa depois de haver ganhado a batalha."
E assim Barcelona e as cidades da região vivem um dia encantado todo 23 de abril!
Por Gretel Neves - Colaboradora da Petit Polá na Espanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário