Pela primeira vez celebraremos o dia de São João com a Alexia, minha filha de 6 anos.
Hoje foi a noite mais curta, especial e mágica de todo o ano. A festa é celebrada com grande euforia por todos os moradores da Catalunha. Como manda a tradição, dançamos todos ao som da noite para atrair os duendes bons e afastar os espíritos maus.
Estamos no solstício de verão, você sabe o que é?
É o momento do ano em que o sol está no ponto mais alto, o momento em que o hemisfério norte está quente durante mais tempo, promovendo esplendor ao dia. As lendas dizem que nesta noite podemos ver duendes, bruxas boas, a aparição de seres maravilhosos em busca de ervas curativas. Na noite de São João, a natureza tem qualidades curativas, e os duendes sabem disso. É uma noite muito especial, celebrada desde os tempos mais remotos.
A noite de São João em Barcelona tem como protagonista as festas populares nas rua e nas praias da cidade, junto com os fogos em todos os bairros e as cocas de São João - doce típico desta época.
Nos encontramos com amigos que também tem filhos, vestimos roupas brancas para atrair tudo de bom, comemos a "coca" , brindamos com champanhe e fogos de artifício! É quase como o ano novo no Brasil!
O que mais gosto na Espanha é a quantidade de festas e costumes que possuem, por mais que alguns digam que estão se perdendo com o tempo, cada época do ano tem uma festa cultural diferente onde todos celebram juntos.
Por Gretel Neves - colaboradora da Petit Polá na Espanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário