Quando se está grávida, eu sistema imunológico fica suprimido durante a gravidez para evitar rejeição ao feto, o que significa que você fica mais vulnerável a infecções como resfriados e gripes. Uma dieta saudável que inclua muitas frutas, verduras e legumes ajuda a fortalecer o sistema imunológico, por conter antioxidantes, como a vitamina C, que auxiliam no combate a infecções. Converse com o obstetra para saber se, no seu caso, é recomendável tomar suplementos vitamínicos. Descanse bastante e procure não se estressar demais. Os médicos também recomendam que as grávidas tomem a vacina contra a gripe, em especial por causa da gripe H1N1.
Caso esteja com febre, devido à ameaça do vírus influenza A/H1N1, procure atendimento médico. Não espere os sintomas piorarem -- fale com um médico nas primeiras 24 horas, de preferência. O vírus da gripe A é especialmente perigoso para grávidas, por isso é provável que o médico prefira dar um remédio antiviral mesmo antes de confirmar que você está mesmo com influenza A/H1N1. Leia mais sobre a gripe A na gravidez.
Nunca compre remédios sem antes checar com seu médico se que eles são adequados para gestantes. Muitos deles contêm substâncias que não foram testadas em grávidas e podem prejudicar o desenvolvimento e a saúde do bebê em formação. Se realmente precisar tomar analgésicos, o paracetamol é considerado seguro (nas doses recomendadas). Evite aspirina porque ela pode afetar o desenvolvimento do bebê nas primeiras semanas de gravidez, assim como, no finalzinho da gestação, alterar o início e a duração do trabalho de parto. Evite ibuprofeno, codeína e outros analgésicos que contenham uma combinação de substâncias. Procure também não tomar doses excessivas de vitamina C -- não ultrapasse os 60 mg por dia.
Antes de tentar tratar a gripe sozinha, ou esperar que ela passe, converse com o médico, para ver se não precisa tomar remédios antivirais. Os sintomas da gripe -- febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço e perda de apetite -- podem realmente derrubar você durante a gravidez. Siga as orientações do médico e beba bastante água, chá e sucos, especialmente se tiver febre, para evitar uma desidratação. Suco de laranja, rico em vitamina C, ajudará a combater a infecção, e chá de mel com limão vai aliviar a dor de garganta. Quando voltar a ter alguma vontade de comer, procure consumir alguma coisa nutritiva, como frutas, torradas de pão integral ou leite. Descanse bastante e não volte ao trabalho até que se sinta completamente recuperada -- o médico pode ajudar, fornecendo os atestados necessários. Se estiver demorando para melhorar, vá ao médico para ter certeza de que não há outra infecção.
Veja algumas maneiras seguras e naturais para aliviar os sintomas:
• Mantenha uma dieta equilibrada, que inclua frutas, verduras e legumes, ótimas fontes naturais de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gordura.
• Tente fazer uma inalação só com soro fisiológico se seu nariz estiver entupido. Se não tiver um inalador, coloque água bem quente em uma bacia, acrescente duas ou três gotas de óleo de eucalipto ou de menta e, com uma toalha cobrindo a cabeça, aproxime o nariz da solução.
• Para dor de garganta e tosse, prepare um chá com mel e limão.
• Faça gargarejos com água e sal para ajudar nas infecções de garganta.
• Descanse o máximo que puder -- o sono ajuda o corpo a se restabelecer.
• Beba bastante líquido. Os chás são especialmente bons para dar sensação de alívio aos resfriados. Só tenha cuidado para escolher chás de ervas que não contenham cafeína.
• No caso de sinusite, experimente colocar duas gotas de óleo essencial de manjerona em um lenço e cheire-o com frequência.
• Não deixe de mencionar para seu médico se pretende usar remédios homeopáticos.
Em relação ao seu bebê, mesmo que você esteja se sentindo bem mal, fique tranquila porque ele está protegido do vírus dentro do seu útero, ou seja, ele não vai ficar gripado. Assim como nos resfriados comuns, a dose adequada de paracetamol pode ajudar a aliviar os sintomas. Descanse, descanse e descanse. Não volte à rotina enquanto não estiver plenamente recuperada. Apesar de o bebê não ser afetado pelo vírus em si, o bem-estar dele depende do seu. Se você estiver muito debilitada, é possível que ele sofra também. Por isso tome todos os cuidados para se recuperar, sempre com o acompanhamento do médico.
Os antibióticos só são usados no caso de haver alguma complicação do resfriado ou da gripe, como sinusite, pneumonia ou infecção das vias aéreas. Há muitos antibióticos que são seguros de se tomar durante a gravidez, mas outros não, então não esqueça de mencionar a qualquer médico que for que você está grávida. O uso das penicilinas é seguro na gestação, ao contrário das tetraciclinas, que podem provocar anormalidades fetais no início da gravidez e causar descoloração nos dentes de leite e nos permanentes de seu filho se forem administradas no final.
Com informações do Baby Center
Nenhum comentário:
Postar um comentário