quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cuidados com a saúde bucal do bebê



Quedas e outros acidentes são comuns durante o desenvolvimento dos bebês. Entretanto, um deles em especial causa calafrios nos pais: O que os filhos caem e batem a boca no chão.

As consequências costumam ser mínimas, mas quando um dente é afetado a quantidade de sangue pode assustar. Nestas horas o importante é manter a calma. Chorar junto com o bebê de nada vai adiantar.

O dentista Rafael Puglisi, diz que a primeira coisa a fazer antes de procurar um profissional é lavar bem as mãos e iniciar o processo de higienização do local, que pode ser feito com água corrente, uma gaze ou uma toalha.

“Com a boca limpa, verifique se os dentes atingidos estão inclinados ou pendurados. Caso afirmativo, basta recoloca-los na posição correta, sem fazer muita força”, diz.

Em situações mais graves, como a queda do dente ou sua fragmentação, o especialista revela cuidados adicionais, como guardar o dente ou parte dele em soro fisiológico para um possível reimplante. Água ou leite também podem ser utilizados, caso não tenha soro.

“Após esses primeiros passos, independente do tipo de traumatismo, sempre leve o bebê a um profissional qualificado. Só ele poderá avaliar o grau do impacto e a necessidade de novos exames ou uso de medicamentos”, finaliza
  • Quando devo começar a escovar os dentes do meu bebê?
A boca do bebê pode começar a ser limpa mesmo antes de o primeiro dente nascer, para que ele já vai se acostumando com o processo. A tarefa pode ser realizada com gaze ou fralda de pano molhada em água filtrada. Esta é uma boa maneira de habituar seu filho a esse ritual e evitar que ele recuse a escovação no futuro.

Para que você não se esqueça da limpeza, incorpore o hábito a sua rotina de cuidados com seu filho à noite, antes de dormir.

O primeiro dente do bebê costuma nascer na frente, na gengiva inferior, e geralmente aparece entre o sexto mês e o primeiro ano de vida. O segundo dentinho, em geral, surge depois de duas a três semanas, também na parte inferior. Lembre-se de que, enquanto os dentes estão nascendo, as gengivas ficam bastante sensíveis, então realize a limpeza delicadamente. Não tenha medo de machucar o bebê, porque, na verdade, esse cuidado diminui infecções na região, gerando alívio.
  • Que escova e creme dental devo usar?

Atualmente existem escovas projetadas especialmente para atender a anatomia da dentição infantil, como as da marca Curaprox Baby. Mas, em geral, pode-se usar qualquer escova que contenha cerdas bem macias e uma cabeça pequena, que possibilite a higienização de todas as partes da boca. Lembre-se de trocar a escova a cada três meses ou depois que as cerdas começarem a se separar.

Já as pastas de dente merecem uma atenção ainda mais especial. Apesar de já existirem opções com baixa concentração de flúor, até os seis anos de idade, quando os dentes permanentes aparecem, prefira os cremes dentais sem a substância. É que, em excesso, o flúor pode causar a fluorose, que resulta na aparição de manchas brancas nos dentes, pode provocar vômito e diarreia.

De qualquer forma, sempre ensine seu filho a cuspir toda a pasta depois da escovação e evite os cremes dentais muito coloridos ou com sabor. As crianças podem confundir com alimento e ingerir quantidades exageradas.
  • Como ensinar a criança a escovar os dentes? Quais são os movimentos?

A escovação de uma criança deve sempre ser supervisionada por um adulto. Até os cinco ou seis anos, os pequenos ainda não dispõem de habilidade suficiente para uma higienização bucal eficaz.

Mas eles já podem ir treinando alguns movimentos básicos, como os circulares e de vai-e-vem. Os movimentos circulares são utilizados normalmente nos dentes “da frente” e os movimentos de vai-e-vem nos dentes “do fundo”. É importante, também, realizar a escovação das gengivas e, ao final de tudo, da língua.
  • Quando elas podem começar a usar o fio dental?

O fio dental deve ser utilizado desde o surgimento do primeiro dente. Mesmo em uma escovação eficiente e em dentes espaçados, a escova não consegue alcançar toda a lateral. Por isso a utilização do fio dental é fundamental. Além disso, a prática deste hábito ajuda a prevenir o tártaro e abre espaço entre os dentes, para que as cerdas da escova penetrarem melhor.


Fonte: Blog Tips4life

Nenhum comentário:

Postar um comentário