sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Colégio de mães



Por Gretel Neves, colaboradora da Petit Polá na Europa

Colégio de Mães, feito por mães para seus filhos. Esta iniciativa tão bonita é feita no Peru, onde estão minha familia e meus amigos. Procuro sempre estar em contato com eles através das redes sociais e foi através da página do Facebook de uma grande amiga que descobri esta grande ideia, que pode servir como exemplo para outras mães. 



Pedi a minha amiga Mariana que contasse um pouco dessa história para que eu pudesse compartilhar com vocês. 


O Colégio de Mães tem sido uma das melhores experiências de sua vida e de suas filhas, segundo Mariana, mãe de Anya, de 5 anos, e Zaya, de 3 anos. Consiste em juntar um grupo de mães que partilham as mesmas prioridades em relação às crianças, e fazer um “Colégio de Mães”. Cada uma delas se dedica a organizar uma sessão por semana.

Gretel: Como surgiu a ideia?

Mariana: Surgiu pouco a pouco. Somos um grupo de mães que compartilham ideias e formas de pensar semelhantes sobre a criação dos filhos. Estamos de acordo com a “Educação Intuitiva”, que é, basicamente, a ideia de passar mais tempo com os filhos.
A maioria das crianças é bilíngue, com pais de diferentes países. A ideia de juntar as crianças na idade de 1 a 3 anos não é nova, pois é ideal que elas possam interagir e compartilhar atividades com os amigos da mesma idade. O que não queríamos era mandá-los para um berçário, junto a 20 crianças, todos aglomerados e ignorados a maior parte do dia, forçados a fazer atividades que muitas vezes não concordamos.

G: Todos concordam sobre quais são as questões que irão ensinar às crianças?

M: A magia do "Colégio de Mamis"  é que cada mãe decide que atividade quer fazer naquele dia, sem pressão, sem expectativas. Cada uma dá o seu melhor para que a sessão flua bem. Somos cinco mães, uma para cada dia da semana. O horario é das 9h30 às 12h30 e as crianças levam suas lancheiras, quase igual a um colégio normal, exceto pela certeza que temos de que nossos filhos estarão a cargo de uma mãe/amiga, em um ambiente seguro e cheio de amor. 

Para mães que muitas vezes adiam a entrada na escola dos seus filhos e tem disponibilidade, essa é uma excelente forma de fazer seus filhos interagirem com outras crianças, tendo a segurança e o carinho das mães por perto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário