segunda-feira, 15 de abril de 2013

Eu, meus filhos e meus Apps


Acho que como muitas mamães de hoje, me preocupo com a quantidade de horas que as crianças querem ficar em frente a TV, iPads, iPhones ou qualquer outro aparelho eletrônico.

Adoro estimular a imaginação dos meus filhos com livros e pinturas, mas apesar da afirmação acima, na minha vida também existem aplicativos, que são usados em ocasiões especiais.

E a minha ocasião especial vai acontecer essa semana: viajo sozinha com meus dois filhos em um voo de quase 7 horas, em um avião que não tem opção de televisões individuais e a chance de ficarem entediados é enorme!

É ai que entra meu amigo iPad. Para essa viagem, instalei todos os jogos do Toca Boca, que são criativos e interessantes, tanto para a Manu com 5 anos, como para o Renan com 2 anos. Alguns deles são de graça, outros não passam de USD5.99. O legal é que a maioria deles ensina uma mensagem legal no final. Alguns exemplos são:

Toca Hair Salon – esse foi o primeiro jogo que conheci e tem também a versão Toca Hair Salon 2 e Toca Hair Xmas (onde Papai Noel ou a Árvore de Natal são os clientes). É um salão onde seu filho escolhe o cliente que vai cortar o cabelo, e com isso, corta, pinta, passa chapinha, secador, lava, passa shampoo e tudo mais que ele quiser inventar!



Toca Kitchen - as crianças escolhem o personagem e brincam com as comidinhas que cozinham e servem. No final, o personagem gosta ou não, pois dependendo da criança, vai limão na frigideira e carne no liquidificador. Hilário!


Toca Store - é uma lojinha onde os pequenos escolhem os produtos que vão vender, pagam com as moedinhas, empacotam e ganham o recibo da compra com o preço de cada produto.


Toca Birthday Party – o jogo se passa em uma mesa de aniversário. A criança escolhe o bolo, dá presente, apaga as velhinhas, serve os pratos, abre o presente....e no final....arruma a mesa e coloca a louça para lavar! 


Toca Doctor – aqui seu filho é o médico e tem que solucionar 4 problemas do paciente que chega no consultório. Os problemas são simples, desde farpas na mão, limpar um machucado no joelho, colocar o bandaid, colocar colírio nos olhos e até catar piolho. Coisas que já podem ter acontecido com eles ou com algum amiguinho!


Toca House – um prédio onde as crianças ajudam os moradores de um prédio a cuidar do jardim, colocar as cartas na caixa de correio correta, passar roupa, lavar pratos, aspirar o chão, colocar lenha na fogueira, entre várias outras atividades que, de forma divertida, mostram como devemos sempre cuidar do nosso lar.


Toca Band – é um palco onde o seu filho escolhe 7 artistas para tocarem, podendo trocar de artista e descobrir a variedade de sons que eles podem combinar.


A escolha do App deve ser sempre feita com cuidado pelos pais, e como pesquiso muito, conheço vários bacanas, que estimulam e ensinam. 

Hoje em dia não tem como fecharmos os olhos para essa tecnologia fantástica, mas devemos ter cuidado com o tempo que nossos filhos dedicam a ela. No meu caso, virou meu plano B, quando crayons e livrinhos não estão disponíveis e sozinha morando em outro país, já me ajudou muito em restaurantes, manicures e agora, na minha viagem!

Por Paula Aloy - colaboradora da Petit Polá nos Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário