quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Depoimento de uma mãe brasileira nos Estados Unidos


5 - Colocando meus filhos na creche

Fachada da creche da Manu e do Renan
Tenho vários momentos marcantes desde que me mudei para os Estados Unidos. Várias situações que  volta e meia me lembro e que me fizeram crescer como mãe e como mulher.

Uma das mais marcantes foi com certeza a ida dos meus filhos para a creche. Afinal de contas, tínhamos acabado de chegar em um país onde eles não entendiam nada do que se falava. Mas eu e meu marido decidimos que, para eles, estar com outras crianças fora das nossas asas, os faria socializar e aprender o inglês de uma forma mais rápida e natural. E deu certo!

Brinquedos da creche
Só que nem tudo foram flores. O começo para o Renan, com apenas um ano, foi tranquilo. Para a Manoella, porém, que estava com quatro anos e já frequentava uma creche no Brasil, foi frustrante, pois todas as atividades que ela adorava, como ouvir histórias e se comunicar com os amiguinhos, não conseguia realizar pela barreira do idioma.

Tentávamos também fazer a nossa parte em casa: colocávamos filmes, líamos historinhas e conversávamos em inglês. Até que compramos um brinquedo que ela adorou, o ABC Learning Classroom. Uma mini sala de aula, com professora e 26 alunos, onde você pode incluir um aluno a mais, que personalizamos com o nome da Manoella. Esse brinquedo ensinou brincando várias letras e palavras em inglês. Ajudou muito! Mas ainda sentia que ela estava frustada.

Vtech ABC Learning Classroom – USD29.99 www.toyrus.com (entrega no Brasil) 
Me considero uma mãe tranquila, não costumo ser medrosa, mas fiquei apavorada! E a ajuda veio da professora da creche, Ms Kayte, que apesar de não falar nem entender português, me pediu 21 dias de paciência, que as coisas iam se acalmar e que a minha filha ia surpreender a todos.

Professora da Manu, Ms Kayte
Hoje posso dizer por experiência própria, que nossos filhos são pequenas esponjas, que absorvem todo o aprendizado mesmo sem entender o idioma. Após 21 dias, acreditem, Manoella já ia feliz para a creche, e hoje, 1 ano depois, minha filha fala inglês fluente e está pronta para o próximo passo da sua vida, o Kindergarten (alfabetização).

Gostaríamos de agradecer o carinho e dedicação da Ms Kayte e de toda a equipe da creche no último dia de aula. Por isso, compramos cupcakes para todo mundo que a Manu fez questão de escolher. Eles sempre vão ter um lugar especial no coração da nossa família!

Com os cupcakes que ela escolheu!

Agora o próximo passo é a preparação para o Kindergarten. Aguardem!

 Por: Paula Aloy - correspondente da Petit Polá nos Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário