quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Depoimento de uma mãe brasileira nos Estados Unidos

6 - Da creche para a escola
Considero a alfabetização um grande passo na vida de uma criança, e nos últimos meses esse assunto ficou na minha cabeça, pois minha filha, Manoella,vai ser alfabetizada em um país onde ela acabou de aprender a língua! Aqui nos Estados Unidos, a escola que seu filho estuda, é designada pelo local que a família mora, e isso por um lado é excelente pois as crianças que vão ser da sala do seu filho, moram perto de você. Por outro lado, as amigas da Manoella da antiga creche não moram perto, e vão para outra escola. O que representa mais uma grande mudança...

Comecei a pensar em várias ideias para tornar essa transição creche/escola mais fácil! Acho que a imaginação faz maravilhas pelos nossos filhos! 

Para começar a abordar o assunto, minha primeira ideia foi pegar ela na creche, e no caminho para casa, passar todos os dias em frente a escola nova. Fiz isso por dois meses seguidos, e explicava que aquela seria a escola que um dia ela iria estudar, e conhecer novos amigos... Ela me olhava ressabiada, mas se mostrava interessada, até que um dia resolvi passar e não falar nada. E eis que ela mesma mostrou a escola, e disse que era lá que ela iria estudar! E dali por diante, eu continuava a passar, mas ela é quem me mostrava e falava da futura escola!

Fachada da nova escola
A escola também fez sua parte!

Aqui, o sistema de apresentação da escola para os pais e alunos começa cedo. Três meses antes de começarem as aulas tivemos um tour pela escola e reuniões para apresentar a grade curricular. Fiz questão que Manoella fosse comigo, e visse por dentro aquele lugar que só passávamos de carro.

O mesmo aconteceu com a condução. Um mês antes da escola começar, tivemos a apresentação do famoso Ônibus Amarelo que todas as crianças aqui querem andar, e nesse dia, as crianças têm um passeio de cinco minutos no ônibus tão sonhado, e que vai fazer parte da vida delas nos próximos anos. 


Uma semana antes das aulas, Manoella foi passar a tarde na nova sala de aula, conhecer a professora, seu armário, e os novos amigos. Ficou bem envergonhada, e eu e algumas mães combinamos de irmos para o parque logo depois para ver se as crianças se entrosavam. Ponto para nós, as crianças brincaram muito! 
E eis que o grande dia estava chegando: no fim de semana anterior ao começo das aulas (que aqui começam no segundo semestre), Manoella saiu comigo e se mostrava tensa pela mudança. Ela sabia que iria para a escola nova nos próximos dias. Compramos uma nova mochila, que ela escolheu na GAP, onde a lancheira é presa ao lado de fora da mochila, uma graça!

Mochila Gap – Leopard Print Backpack – USD24.95 – www.gap.com  (entrega no Brasil)
Quando voltamos para casa, resolvi pegar o correio e vi que tinha uma carta para a Manu... Qual não foi minha surpresa de ver que era da professora dela! A carta era simples, e descrevia muitas coisas interessantes que elas iriam fazer juntas! Como um gesto tão simples pode ser tão poderoso, minha filha naquele momento se sentiu muito importante, afinal era a primeira carta que recebia na vida, e vinha da sua nova professora... O máximo!
Todo esse movimento foi benéfico e o primeiro dia da escola chegou. Ela entrou no ônibus tranquilamente, e chegou em casa falando dos novos amigos. E nessa mesma tarde, a escola promoveu para todos os pais, professores e alunos a TARDE DO SORVETE, que aconteceu em um dos pátios da escola, com o intuito de integração entre todos.
Fiquei feliz com essa transição. Acho que juntos, ESCOLA + PAIS, podem transformar esse grande passo na vida das crianças, que é a alfabetização, em uma das grandes memórias da infância. 

 Por: Paula Aloy - correspondente da Petit Polá nos Estados Unidos

Um comentário:

  1. amei... aqui no Brasil é totalmente diferente né.... A Heloísa engressou este ano que passou na escolinha também.... te confesso que meu ♥ ficou apertadinho... pois aqui não temos nada disso :(...
    Agora eu queria muito esta mochilinha rsrsrsrs pena que aqui nõ tem bjss e tenha um ótimo ano

    ResponderExcluir