sexta-feira, 24 de maio de 2013

Aprenda brincadeiras para aproximar irmãos com idades diferentes


Irmãos com significativas diferenças de idade pouco têm em comum, certo? Errado. A vontade de brincar e se divertir, presente em toda a infância, pode ser o ponto em comum entre eles. Com um empurrãozinho dos pais, as crianças podem se aproximar ao descobrir prazer nas mesmas brincadeiras. "Brincar junto é um meio de transmitir valores e compartilhar conhecimento, uma vez que crianças pequenas adoram brincar com as maiores, e estas acabam desenvolvendo o sentido de cuidar quando brincam com irmãos ou primos menores", diz Marilena Flores Martins, presidente da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar (IPA Brasil), ligada à International Play Association. Os adultos, além de sugerirem as atividades, devem estimular a cooperação entre as crianças. Veja a seguir algumas ideias de atividades:

Professor: o irmão mais velho pode ensinar o menor a andar de bicicleta ou ajudá-lo a aprender a ler. "O irmão maior se sentirá orgulhoso de ajudar o menor, o que também estimulará o seu senso de responsabilidade", diz a pedagoga Marcia Paiva. Cabe aos pais estimular a paciência do primogênito, pois a criança menor poderá ficar com medo de cair, no caso da bicicleta, ou não entender a explicação.

Inventando histórias: o mais velho começa uma história. O menor –ou menores– vai complementando, criando em cima da ideia inicial. E a história vai crescendo. Os temas podem ser sobre o dia a dia de cada um (o que aconteceu na escola, por exemplo, ou a descrição de uma festa de aniversário) ou então um conto de super-heróis ou de fadas. As crianças escolhem e desenvolvem o roteiro.


Manipulação de dedoches: a brincadeira pode começar com a confecção dos personagens de dedos. "Brincar com bonecos e com representação de animais estimula o imaginário das crianças, que devem construir o que quiserem, utilizando seu repertório interior", diz Marilena Flores Martins, presidente da Associação Brasileira pelo Direito de Brincar . Os irmãos podem montar um zoológico, por exemplo, ou então uma pequena cidade. "É um momento em que as crianças terão a oportunidade de conversar, planejar e decidir, o que é muito importante para o desenvolvimento de suas habilidades sociais e comunicativas." 


Desenhar e pintar: compre papel "kraft" e prenda um pedaço em uma parede com fita adesiva, fazendo um mural compartilhado. As crianças podem pintá-lo com tinta guache, giz de cera ou lápis de cor. As que já são alfabetizadas podem escrever recados para os pais. O papel deve ser trocado toda semana. Variação: também é possível pintar o azulejo do banheiro com tinta guache ou desenhar no piso de cimento ou madeira com giz de lousa, materiais que podem ser removidos facilmente.


Engenheiro e mestre de obras: brincadeira em que podem ser utilizados os mais variados materiais. Entre as opções: retalhos de tecidos, pedaços de tubos de plástico, potes vazios, caixas de papelão, latas... Os irmãos podem construir o que quiserem, exercitando sua criatividade. Podem montar um prédio, um posto de gasolina, uma pequena cidade... Os adultos podem dar ideias de "projetos" que eles possam executar juntos.


Esconde-esconde com objetos: deve-se escolher um objeto não muito pequeno, maior do que uma bola de tênis, por exemplo, e escondê-lo em um local que não pode ser de acesso muito difícil para o irmão menor. Ou seja, nada de colocar em armários ou prateleiras altas. O menor sai à procura, com o maior dizendo se está "quente" ou "frio". Quando o menor encontrar o que foi escondido, trocam-se os papéis. O menor esconde e o maior procura.

Gato mia: a brincadeira pode ser feita com duas ou mais crianças. O jogo lembra a cabra-cega, na qual um participante se esconde e o outro tenta encontrá-lo com os olhos vendados. Quem está procurando, ao chegar perto de uma criança escondida, tem de falar "gato, mia!". O jogador pego deve miar para disfarçar a voz. Se mesmo assim, o pegador descobrir quem é, quem miou passa a procurar na próxima rodada, com os olhos vendados.


Fazendo mímica: essa é uma atividade que sempre rende boas risadas. Em uma das possibilidades de se fazer essa brincadeira, escolhe-se conjuntamente um tema e, dentro dele, um adulto diz baixinho para cada criança o que ela tem de representar por meio de mímica (um animal, uma pessoa , um objeto). A outra tem de adivinhar. Depois, trocam-se os papéis. Quem descobrir ganha um prêmio, a ser decidido pelas próprias crianças.


Teatrinho de sombras: para essa brincadeira, escolha um cantinho da casa, feche as janelas e use um foco de luz como uma lanterna ou luminária. Diante dele, as crianças têm de colocar as mãos e movimentá-las para projetar formas em uma parede. Os irmãos podem "vestir" na mão uma meia do pai ou da mãe (por ser comprida para uma criança, a peça cobrirá o braço da criança) e fingir que ela é uma cobra, um jacaré ou o bicho que desejar. Deixe as crianças livres para aproveitar a situação como quiserem.


Cantinho de brinquedos: não é exatamente uma brincadeira, mas é o começo de todas elas. Os irmãos devem escolher um lugar da casa e lá colocar seus brinquedos favoritos do momento (que periodicamente devem ser trocados). A ideia é estimular a convivência. Você pode propor que emprestem coisas um para o outro ou mostrem o funcionamento do brinquedo para o irmão. Outra sugestão é propor que cultivem juntos, em um vaso no quintal ou na área de serviço do apartamento, uma minihorta.


Via UOL


Nenhum comentário:

Postar um comentário