segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Com fim do “Vestibulinho”, colégios recorrem ao sorteio para admissão de novos alunos


Ensino de qualidade para os filhos, todos os pais almejam. Mas essa não era tarefa fácil para os pais que desejavam que seus pequenos estudassem em algumas das melhores escolas do Rio de Janeiro, como São Bento e Santo Agostinho. Esses colégios adotavam um método de exame de seleção para a admissão de novos alunos nas classes de alfabetização. Porém, esse tipo de prova agora está proibido.  

O Ministério Público pressionou a Secretaria de Educação e desde o mês passado, as escolas devem cumprir a legislação federal que proíbe a realização de "vestibulinhos" até o 1º ano do ensino fundamental. "O critério de avaliação sujeita a criança a uma situação de constrangimento, o que pode causar um stress e uma pressão incompatíveis com a idade", argumenta o professor Luiz Fernando Mansur, membro do Conselho Estadual de Educação. "As escolas precisam criar outro tipo de seleção", explica.

É o que elas estão fazendo. O Santo Inácio, que não fazia provas, mas avaliações em grupo e entrevistas, decidiu que realizará dois sorteios das vagas: um para o público em geral e outro para filhos de ex-alunos. Quem tem um irmão matriculado ou é filho de funcionário tem lugar garantido. Além de assegurar vaga a quem pertence a esses dois últimos grupos, o São Bento reserva lugar aos filhos de ex-alunos. O Santo Agostinho adotou as mesmas regras. 

A Revista Petit Polá conversou com pais, professores que preparavam as crianças para os "vestibulinhos" e com os colégios. Fiquem atentos aos próximos posts

Por Amitiés – Gestão e Informação com informações da Veja Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário