terça-feira, 8 de outubro de 2013

Como ensinar crianças a resistir a Junk Food


Você resistiria ao seu doce favorito depois de olhá-lo e cheirá-lo?

Uma professora de psiquiatria e pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia, em San Diego, está ensinando crianças com excesso de peso a ter força de vontade para resistir a batatas fritas, doces e salgadinhos.

Segundo o Wall Street Journal, em 2011 Kerri Boutelle conduziu experimentos com crianças de 8 e 12 anos ao longo de oito semanas. Elas deveriam avaliar seu desejo por um alimento específico cheirando, dando uma pequena mordida e olhando para ele durante cinco minutos. Após uma segunda avaliação, elas descartavam o alimento.

A abordagem de Boutelle contraria o ditado “longe dos olhos, longe do coração”. Em parte, isso se deve ao fato de que as crianças acabam comendo mais quando são expostas a seus alimentos favoritos em anúncios publicitários ou outros meios, mesmo que não estejam com fome. A ideia dos experimentos é desenvolver a força de vontade para superar o desejo de comer.

“Estamos ensinando as crianças a controlar seu desejo e a não comer quando não estão com fome”, declarou a pesquisadora ao Wall Street Journal.

Boutelle acompanhou os participantes do estudo durante um ano, e descobriu que a técnica de exposição aos alimentos funcionou por cerca de seis meses. Seu estudo mais recente ainda não foi publicado, mas ela já está convocando crianças para uma nova pesquisa, cujo objetivo é obter resultados mais duradouros por meio da variação do tempo de tratamento.

Por Discovery Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário